REVISTA ITEM - 95-96

Editorial - AVANÇOS NA AGRICULTURA IRRIGADA

Esta edição da ITEM acumulou aguardados momentos na Política Nacional de Irrigação, como a Lei 12.787, sancionada em 14/01/2013, após tramitar por 17 anos no Congresso Nacional, cuja regulamentação haverá de encontrar muitos subsídios, a exemplo daqueles sobre energia elétrica, gestão dos recursos hídricos, arranjos produtivos e comerciais, e tantas outras interfaces indispensáveis para a prosperidade do setor, sempre presentes nas parcerias anuais da ABID, desde a virada do milênio.

O “Mais Irrigação”, lançado ao final de 2012, pela presidente Dilma, foi outro especial motivo para desencadear mais reportagens, o que enriqueceu esse trabalho e provocou uma mudança no cronograma editorial da ABID, reunindo-se dois números nesta edição da ITEM.

A parceria da ABID com o Paraná ao longo de 2012, que incluiu a realização do XXII Conird em Cascavel e região, amalgamou o concurso de organismos públicos e privados, que coroaram a decisão do governo daquele Estado, sob a liderança da Secretaria da Agricultura, de agregar em suas políticas a agricultura irrigada. Assim, foi muito auspicioso constatar os frutos dos entendimentos mantidos com o secretário Norberto Ortgrara e sua equipe ao final de 2011, ao ver fincadas essas bases de um Plano Diretor, ao ensejo de mais uma parceria anual da ABID, no XXII Conird, em Cascavel e região.

Com uma atuante equipe, que articulou previamente diversas integrações interinstitucionais, no Paraná e no âmbito nacional, com a Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), ao trazer à baila o delineamento de um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para o Paraná, apresentado e discutido com o objetivo de colher mais e mais subsídios e com as experiências de outros Estados, ensejou-se uma firme caminhada que abrilhantou os trabalhos do XXII Conird, tema enriquecido pelo concurso do Fórum Nacional em Agricultura Irrigada, em sua reunião integrada com o evento.

Essa permanente articulação em favor desse estratégico desenvolvimento, que precisa ser permeada cada vez mais no universo de produtores, tem contado com a crescente participação de segmentos científicos e tecnológicos, de ensino, principalmente de universidades, de serviços de consultoria, de assistência técnica, de indústria de equipamentos e insumos para a agricultura irrigada, maximizando o aproveitamento dos recursos disponíveis, caso a caso, região por região.

O interesse das cooperativas, cujas atuações têm sido ricas em iniciativas para alavancar as boas mudanças, com um acervo organizacional, que pode fomentar diferenciados programas para a agricultura familiar irrigada, precisa ser intensamente explorado. E os bons exemplos, as boas práticas, as inovações, como os que se viram no Paraná e têm sido uma constante nas parcerias anuais da ABID, desde a virada do milênio. Esses registros estão nas edições da ITEM, sempre evidenciando os resultados existentes e o fantástico potencial a ser explorado, com o sábio aproveitamento da riqueza hídrica brasileira.

Nessa continuada empreitada, com os entendimentos em curso para a parceria da ABID em 2013, o governo da Bahia se fez presente em Cascavel, com a Seagri e sua Superintendência de Irrigação, juntamente com a Associação dos Produtores e Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba), região que será motivo para muitas atividades em 2013 e palco para o XXIII Conird, de 13 a 18/10/2013, tendo Luís Eduardo Magalhães como apoio para o evento.



Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid