REVISTA ITEM - 93

Editorial - COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA

O governo Beto Richa, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), sob a liderança do secretário Norberto Ortigara, ao defnir focos, como o de evoluir para um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para o Paraná, e de já tê-lo alinhavado para ser discutido, no XXII Conird, a ser realizado de 4 a 9/11/2012, em Cascavel e região, evidencia as oportunidades para que se logre um diferenciado salto qualitativo e quantitativo nas políticas do Estado e do País.

Assim, por meio da Diretoria-Geral da Seab, coordenadora do Fórum dos Promotores do Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense, que congrega as instituições públicas e privadas ligadas à agricultura desse Estado, distinguiu-se essa parceria com a ABID, colocando em pauta o Plano Diretor, bem como do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), para liderar, articular e ombrear ações para a realização do XXII Conird.

Ao buscar essa ampla integração tecnológica, científca, ambiental, mercantil e de logística para essas realizações, e os entendimentos com as cooperativas com sede no Estado, tendo o presidente Dilvo Grolli, da Coopavel, como parceiro e anfitrião, tem como objetivo reiterar os permanentes esforços com vistas ao engajamento das cooperativas e demais organizações dos rodutores em favor do desenvolvimento da agricultura irrigada.

Esta edição da ITEM, com esse universo de parceiros a apoiadores, diversos profssionais ligados aos negócios com base na agricultura e suas inovações, com lideranças empresariais e autoridades de governo, está com atrativas e provocantes matérias sobre as perspectivas desses avanços.

As Ciências Agrárias contam com um especial registro nesta edição. Trata-se de um marco indelével para o desenvolvimento científco e tecnológico brasileiro, que é o da pós-graduação. O depoimento da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, da Universidade Federal de Viçosa, instituição que celebra os 50 anos da pós-graduação, junto a outras entrevistas, enfatizam o fantástico alcance dessa saga que faz multiplicar trabalhos científicos e proporciona permanente capacitação de pessoas. Um fabuloso campo a ser cada vez mais explorado em favor de parcerias que maximizam o aproveitamento dos recursos humanos, físicos e fnanceiros, carentes diante dos desafos brasileiros para atenderàs necessidades do País e do mundo.

Entre os diversos marcos a celebrar Brasil afora, muitos deles registrados nesta edição, destacar os 40 anos do Iapar e o sábio ingresso desse Instituto nos programas de pós-graduação, é um signifcativo diferencial e um grande avanço para o estado do Paraná e para o Brasil.

Ao ensejo das refexões sobre a Rio+20, ter a água como vital para a segurança alimentar, ter o manejo dos recursos hídricos com vistas à maior produtividade da água, diante também das necessidades de fbras, energia e outros bens, é motivador para o desenvolvimento da agricultura irrigada e para a programação do XXII Conird. A cooperação e as inovações para o desenvolvimento da agricultura irrigada, ao fomentarem os mais diversos arranjos produtivos e comerciais, tendo-se como base o racional manejo das bacias hidrográfcas, encontram um fértil berço para fazer prosperar bons negócios. São condições atrativas para que se logre um consistente e rápido avanço nessa intensifcação de atividades por área ao longo de todo o ano, com mais geração de renda e de postos de trabalho, diminuição dos perversos riscos agrícolas e maior garantia de abastecimento. Uma empreitada em favor de toda a sociedade.



Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid