REVISTA ITEM - 88

Editorial - PARCERIAS COM MINAS GERAIS

Graças a um amplo trabalho cooperativo, com apoio de diversas organizações públicas e privadas, e a uma decidida liderança da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) viabilizaram-se dois consecutivos projetos com o apoio da Fapemig, os XIX e XX Conirds, celebrando-se frutíferas parcerias da ABID com o Estado.

Com essas parcerias, enalteceeu-se o enorme potencial hídrico e as condições edafoclimáticas de Minas Gerais e do Brasil para alavancar planos e programas em agricultura irrigada, para gerar riquezas e empregos, com estratégicos diferenciais para que se logre um sustentável e equilibrado desenvolvimento.

Primeiro, com foco no Semiárido, em 2009, com a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, evidenciando enormes horizontes a serem conquistados. E, em 2010, na Bacia Hidrográfica do Prata, com eventos no eixo Uberaba – Frutal, ao longo do Rio Grande, a irrigação no Cerrado, multiplicando a produção de alimentos e outros bens. Seja na pecuária bovina de leite, seja na de corte, bem como na produção de olerícolas, de frutas, de grãos, de café, da cana-de-açúcar, de oleaginosas e nos mais diversos arranjos produtivos e comerciais, a ABID pode celebrar em Uberaba a realização de dez Congressos Anuais consecutivos, após sua retomada, quando da virada do milênio.

Nesse persistente trabalho, há muito a celebrar com os resultados, principalmente nos dois últimos anos de atividades em torno dessa denominada caixa d’água, berço de importantes bacias hidrográficas brasileiras. Ao buscar, ano a ano, atividades voltadas ao planejamento da agricultura irrigada, ao lograr-se a primeira apresentação formal do Plano Diretor em Agricultura Irrigada do Estado de Minas Gerais (PAI-MG), um marco a ser celebrado. Trata-se de uma proposta que nasce fundamentada em profícuas articulações e harmonizações de interesses, do ambiental ao mercantil, que tem todos os ingredientes para prosperar. Assim, espera-se que o somatório das atividades desses dois anos em parceria com Minas Gerais provoque mais desdobramentos, com mais aprimoramentos e avanços em favor dos produtores, com planos que visem o fortalecimento dos negócios e das cadeias produtivas e comerciais, a simplificação de muitos processos e a multiplicação dos bons exemplos em permanente articulação para mais desenvolvimento científico e tecnológico.

Na esteira desses entendimentos, a iniciativa da Seapa-MG, junto ao MI-Iica, em viabilizar a consecução do PAI-MG e sua apresentação em Uberaba, onde interlocuções com as equipes do Bndes, da Csei-Abimaq, dos produtores e diversos profissionais, juntamente com representantes de organismos municipais, estaduais e nacionais, debateram e contribuíram para o aprimoramento desse Plano Diretor. E se transformou em motivo para iniciativas semelhantes em outras unidades da Federação, com as naturais convergências para que haja o almejado Plano Nacional em favor de maior e melhor desenvolvimento da agricultura irrigada.

Nesse processo interativo, vale ressaltar o conjunto de Reuniões Técnicas, Oficinas e Dias de Campo, em Uberaba, o foco em Frutal onde, na sequência do XX Conird, ocorreu o lançamento do NURII. Um Núcleo articulado pela Embrapa, ANA e Sectes-MG junto ao HidroEx-Unesco, com todas as condicionantes para a ampla capacitação dos recursos humanos,com mais suporte para a agricultura irrigada e a sábia gestão dos recursos hídricos.

No bojo das interlocuções e conclusões emanadas desses eventos, foram muitas as aspirações para que os novos governos com início em 2011, deem um amplo apoio para que os negócios calcados na agricultura irrigada prosperem firmemente em todo o Brasil.

E que nessa difícil mas gratificante empreitada, a ABID possa continuar nesse itinerante trabalho, celebrando importantes parcerias como essas realizadas em Minas Gerais. Assim, é muito alvissareiro ter o governo de Pernambuco, com toda a pujança daquele Estado para o desenvolvimento da agricultura irrigada, como parceiro da ABID em 2011, com os entendimentos para que o XXI Conird seja realizado em Petrolina e região, ao final de novembro.



Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid