REVISTA ITEM - 63

Editorial - CONVERGÊNCIAS DE INTERESSES PARA GARANTIR O SUCESSO

O Rio Grande do Sul é um magnífico palco para a realização do XIV Conird e do I EIIDCE, pois enseja a troca de experiências e o debate sobre todas essas oportunidades de investimentos, com base nos recursos hídricos. A mobilização dos setores de máquinas e equipamentos, de insumos, de cooperativas e das organizações de ensino, de pesquisa, de assistência técnica e, em especial, dos produtores, tem todos os ingredientes para enriquecer eventos de âmbito nacional e internacional, considerando o acervo já existente e os desafios enfrentados por esse Estado, que detém a maior área irrigada do País.

O manejo sustentável das bacias hidrográficas e a utilização dos recursos hídricos como vetores do desenvolvimento fazem da agricultura irrigada uma das mais promissoras alternativas de investimentos em praticamente todas as regiões brasileiras. Seja com a drenagem, com a irrigação, seja com o manejo dos recursos hídricos ao longo do ano, há muito para ser implementado, para que se explore com mais sabedoria essas vantagens comparativas do Brasil.

No universo de toda a produção agropecuária, observa-se que a perversidade do risco agrícola rouba a oportunidade de formação de uma poupança consistente nas mãos de cada produtor. A agricultura irrigada é mais uma parceira para ajudar no equacionamento desse crucial problema. É mais um atrativo para viabilizar a implantação de um seguro agrícola profissional, compatível com as atividades do campo, dando-se a indispensável estabilidade ao setor em termos de renda e maior capacidade de investimentos, com mais alternativas nas operações com contratos de vendas futuras e melhor ordenamento da produção e financiamento desta.

Com adequados mecanismos de seguro, seja na agricultura de sequeiro, seja na irrigada, ter-se-á um ambiente mais favorável para a implementação de políticas em favor do meio ambiente e, conseqüentemente, maior disponibilidade de recursos hídricos para o desenvolvimento de uma eficiente agricultura irrigada, buscando-se, de forma sustentável, produzir o máximo por unidade de água captada para esse fim.

A Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) realiza anualmente os Conirds e eventos internacionais, conforme interesses do parceiro, o Estado que hospeda o evento. Dessa forma itinerante, sendo de dois em dois anos na Região Nordeste e nos anos alternados em outras regiões brasileiras, celebrando parceria com o Estado hospedeiro, o Rio Grande do Sul nos oferece essa grande oportunidade. O governador Germano Rigotto, com uma visão desenvolvimentista sobre o alcance dos agronegócios calcados na agricultura irrigada, mobilizou todas as forças para o sucesso desses dois eventos, preparou um ambiente para uma rica integração tecnológica, comercial, socioeconômica e ambiental, ensejando uma ampla interlocução entre os mais diversos setores, abrindo um leque de parcerias, que haverá de fazer de indelével sucesso essa semana de trabalhos nas plagas gaúchas.



Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid