REVISTA ITEM - 51

Editorial - O TEMA DO PRÓXIMO CONIRD

Uso inteligente da água passa pela revitalização e preservação dos recursos naturais, com a exploração racional das bacias hidrográficas, perseguindo-se os conhecimentos científicos e tecnológicos sobre todo o ciclo hidrológico e o desenvolvimento da agricultura irrigada. Um foco indispensável para aproveitar-se ao máximo esse recurso, sem deteriorá-lo, visando a segurança alimentar, a segurança hídrica e todos os demais requisitos para um desenvolvimento em harmonia com a natureza, gerando maiores oportunidades de emprego e de renda.

Nesta edição, com a cobertura dos eventos nacional e internacional, realizados em Fortaleza (CE), tendo como tema central “o uso competitivo da água, a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada”, pretende-se deixar registrada essa abordagem holística, com matérias voltadas para um melhor entendimento da evolução dos negócios em torno da água e da agricultura irrigada.

A agricultura irrigada, o sistema Plantio Direto, a agricultura de precisão, os zoneamentos agroecológicos, associados aos avanços da biotecnologia, da engenharia e da logística dos agronegócios, estão formando uma base muito importante para que se logre esse equilibrado desenvolvimento, requerendo permanentes mobilizações em favor de melhores condições, para que o setor produtivo brasileiro seja mais competitivo e possa prosperar com o sábio uso de suas vantagens comparativas. No contínuo aprimoramento e fomento desses trabalhos, envolvendo-se toda a gama de produtores e de atividades, poder se-á lograr o efetivo controle à erosão, com maior infiltração das águas e uma profícua gestão das bacias hidrográficas, que geram riquezas.

É justamente na esteira de um trabalho fundamentado na preservação dos recursos naturais, com o manejo racional das bacias hidrográficas, que se terá o maior aproveitamento dos avanços científicos e tecnológicos, dos investimentos em infra-estrutura básica e em maiores oportunidades para os agronegócios com base na agricultura irrigada.

Essa visão holística, que norteou a realização do XI Conird em Fortaleza, é também propulsora do XII Conird, a ser realizado de 9 a 13 de setembro de 2002, em Uberlândia (MG). É imprescindível que haja o mais amplo entendimento sobre o todo, para que os diversos atores possam planejar e implementar seus negócios com segurança, compartilhando conhecimentos, difundindo seus produtos e serviços, tendoos devidamente ajustados aos anseios dos consumidores e aos avanços científicos e tecnológicos.

Essa integração tecnológica, comercial e social é a essência dos Congressos Nacionais de Irrigação e Drenagem da Abid. Assim, a intervenção no ciclo hidrológico, buscando-se a água em favor da segurança alimentar, com segurança ambiental e segurança hídrica, está motivando o XII Conird, em 2002.

Uberlândia tem todas as condicionantes para que se logre um grande evento, a começar com a apresentação de uma proposta respaldada por organismos de Minas Gerais, a exemplo da prefeitura de Uberlândia, da UFU, da UFV, da Ufla, da Embrapa, da Epamig, de diversas organizações privadas e dos responsáveis pelo grande e moderno Centro de Convenções dessa próspera cidade, que souberam evidenciar a sua privilegiada localização e todo o dinamismo da agricultura irrigada dos cerrados, cativando a todos, quando da assembléia da Abid, em Fortaleza.



Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid